![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuOeYRYNTikDaHObcGfFsUsD8jRv4rfMrCYfRatqSlTpIKmx8S46yzR_5Gw9EYqRz-9ZAHOTiRniCPFK63nUeg-8uxfxtM2YvUa3AiLMJqIpFCFDIDOIxj0tofGGZhV55JcQGEPaijnO8R/s320/Anelideos.jpg)
Vulgarmente chamam-se anelídeos (Annelida - do latim annelus, pequeno anel + ida, sufixo plural) aos vermes segmentados - com o corpo formado por "anéis" - do filo Annelida como a minhoca e a sanguessuga. Existem mais de 15.000 espécies destes animais em praticamente todos os ecossistemas, terrestres, marinhos e de água doce. Encontram-se anelídeos com tamanhos desde menos de um milímetro até mais de 3 met
Reprodução
A forma de reprodução dos anelídeos varia de espécie para espécie, podendo ser tanto assexuada como sexuada. Embora as minhocas sejam animais hermafroditas, são necessárias duas minhocas para a reprodução. Elas se unem de forma a ficarem com os poros masculinos de uma encostado nos receptáculos seminais da outra, possibilitando, assim, a troca de gametas masculinos entre os pareantes. No clitelo, anel mais largo e de cor diferenciada na reprodução e onde se localiza o poro genital feminino, ocorre a produção de muco que vai dar origem a um casulo. Neste casulo são eliminados os gamentas feminino e por contrações musculares, o referido casulo é impulsionado para frete do corpo até os receptáculos seminais masculinos. Neste momento a minhoca libera o semen que recebeu da outra minhoca com quem pareou. Estes espermatozóides irão se unir aos óvulos do animal que produziu o casulo. Dentro de cada casulo podem se formar de 1 até 9 minhocas, dependendo da espécie.
Respiração
Os anelídeos respiram pela pele (respiração cutanea) por onde glandulas absorvem oxigênio que vai direto para suas veias.
adoroooo, minhoca é a minha paixão!!!!
ResponderExcluirsuper legal!
ResponderExcluir